sábado, 11 de setembro de 2010

Crônica

Jovens Inatos
Lucas Fontes

“Como todos os outros dias, desses três últimos meses de minha vida, já acordo sabendo o que fazer e pra onde ir. Pra um batente na singela quitanda da esquina. Sou mais um na roda de amigos momentânea.
É tudo rápido, conversas intermináveis em um longo tempo corrido. Todos esses homenzarrões sofrem os sintomas do desemprego, menos eu, tenho só dezessete anos. Um moleque a escutar reclamações e ordens, resumindo, na minha pequena cidade, um vagabundo. Não me importo com esses pensamentos, ainda tenho muita paciência até os dezoito.
A roda amiga, atraente na rua, se desmancha. Os homens saem rumo às soluções, algumas impossíveis outras complicadas. E eu nesta tarde não saí, persisti em ficar no batente, soube que hoje uma pessoa foi de vez desse lugar pacato. Um pequeno enterro vem atravessando a vazia praça. Um jovem, assim como eu, baixa as portas do comércio. Uma questão de respeito e mais um assunto a ser comentado no próprio enterro. Penso que é sorte, outra hora, mais inteligência ou nada pode ser motivo daquele jovem comerciário ser bem diferente a mim. A própria situação diz isso. Aqui, ou você casa e se escraviza ou estuda e trabalha. Vou tentar fazer minhas escolhas.
As lágrimas, os olhos curiosos em busca de mais lágrimas, gemidos e carros acabaram de passar. Fim do enterro. A vida continua, a mesmice também. O comércio se reabre, o jovem se agiliza. Percebi que a garota que me seduz, hoje não passou em frente à quitanda. Não sei se a espero ou se vou embora. Já pensei muito em partir de vez, mas penso nos meus dezessete. Me lembro que vivo no Brasil e me deito no batente. Hoje está fazendo muito frio!”

Um comentário:

  1. A vida pode parecer algo monótono. Mas será que é?
    Ao nosso redor acontece tanas coisas, porém não percebemos pois estamos megulhandos em nossos póprios sonhos ou pesadelos, o belo estão nas coisas mais simples.ter um dia diferente só depende de mim.
    A paciência é uma virtude, bem rsrs para mim pelo menos 18 anos não fez diferença hoje tenho um pensamento diferente, a diferença na vida é não importar com os comentários alheios, quanto as críticas elas te fazem crescer, só gostaria que as algumas pessoas fossem mais humanas em realação ao próximo.

    ResponderExcluir