quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Crônica

Seres Promitentes
Lucas Fontes


Já vem a senhora Vilma, saindo toda de vermelho da igreja, longe de ser uma beata compromissada com suas promessas.

Não conheço totalmente apenas ouço boatos quando fico na janela observando os cochichos e ouvindo exageros sobre algumas vidas pessoais. Ah, se eu pudesse morar em outro lugar!

Mas como não posso, fico atento a esses pequenos comentários. Quem sabe um dia, muitos não falem de mim.

E pensando bem, a senhora Vilma pode ser comparada a qualquer um de nós. Somos promissores, alguns até assumidos, outros o mais discreto possível. Já ouvi muitas vezes:

– “Prometo que esse ano não fumarei mais!”

– “Prometo te pagar semana que vem!” e até:

– “Prometo não mais te trair!”

Acostumamos a prometer demais e na grande maioria a cumprir de menos. Nem os santos escapam. Talvez a senhora Vilma deva muito aos coitados. Pois é, nossa vida monótona ainda tem um pouco de uma vida política: promessas e promessas.

Sobre isso não tenho dúvida, a vida em si já é uma promissão onde almejamos conquistas. Mas ainda que eu esteja vivo, respirando esse ar seco, eu prometo um dia gritar:

“Santa promessa política nunca mais quero te ouvir!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário